linha do tempo


1984

Foi fundada a Ingá - Companhia de Desenvolvimento Industrial, estabelecida em Maringá/PR, constituída por 300 acionistas, futura controladora da empresa Ingá Stevia Industrial S/A.

Nesse ano, a equipe de desenvolvimento das pesquisas com a stevia liderada pelo Prof. Dr. Mauro Alvarez, Bioquímico, da Universidade Estadual de Maringá, ganhou o renomado Prêmio de "O Invento do Ano - Governador do Estado de São Paulo".

1986

A Ingá Companhia de Desenvolvimento Industrial assinou contrato de licença para exploração de patente e transferência de tecnologia com a Universidade Estadual de Maringá e a Fundação Banco do Brasil, que lhe assegurou exclusividade o direito de empreender uma agroindústria para produzir o steviosídeo. Esse contrato foi o primeiro caso concreto de interação entre duas entidades públicas e uma organização privada no Brasil.

Em 10 de setembro daquele ano a portaria N.º 14 da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, através da Divisão Nacional de Alimentos, autorizou o uso do steviosídeo como edulcorante natural (aditivo) em alimentos e bebidas de baixa caloria.

1987

Foi registrada a marca Stevita, denominando o primeiro adoçante 100% natural extraído das folhas de Stevia rebaudiana.

1988

Inaugurada a Ingá Stevia Industrial S/A, em Maringá/PR, a primeira indústria do mundo ocidental para processamento da folha de Stevia e produção do steviosídeo, lançando o adoçante Stevita no mercado nacional, nas apresentações pó e líquida.

1992

Alteração da razão social de Ingá Stevia para Steviafarma Industrial S/A, onde além de investir fortemente na pesquisa e desenvolvimento de novo processo de extração do adoçante, iniciou a produção e comercialização de medicamentos fitoterápicos, fortalecendo a filosofia de trabalhar com produtos naturais, chegando a disponibilizar uma linha de 36 diferentes medicamentos extraídos de plantas medicinais.

1995

O FDA (Food and Drug Administration) aprova a comercialização do steviosídeo como "dietary supplement" nos EUA, abrindo um novo e promissor mercado.

2004

O JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives), órgão regulamentador dos produtos alimentícios da Organização das Nações Unidas, alocou um valor de IDA (Ingestão Diária Aceitável) de 5,5mg/kg para o consumo da Stevia como Steviol-glicosídeo, indicando que esse adoçante é seguro para o consumo humano.

2005

A Steviafarma desenvolve o edulcorante ideal para o mercado interno e externo, atendendo às especificações técnicas do mercado japonês (país líder na produção do steviosídeo), oferecendo um produto muito mais saboroso, sem perder a característica 100% natural.

Investimento na melhoria genética da planta Stevia, obtendo folhas com melhor rendimento na extração do produto e, consequentemente, agregando maior renda ao pequeno produtor de folhas.

Tais fatos (melhoria genética da planta, melhor rendimento na extração do produto e um edulcorante com qualidade superior) acarretaram benefícios importantes para toda a cadeia da Stevia, formada por produtor, indústria, comércio e consumidor.

2008

Início das atividades da fazenda no Estado do Paraná, culminando na disseminação de variedades melhoradas de folhas de stévia, ampliando a capacidade industrial e melhorando a qualidade dos produtos extraídos.

2010

Em 2010 o grupo multi assume a gestão da empresa, e com isso a torna mais profissional, a consequência é a melhoria dos produtos. O trabalho do nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento garante a constante melhora na qualidade do adoçante Stevita. Esta evolução foi possível por meio do desenvolvimento pioneiro de um plantio próprio, com maior teor de rebaudiosídeo.

Com isso, a principal modificação será no sabor do produto final, o Stevita, que além de ser um adoçante 100% natural, terá sabor mais próximo ao paladar brasileiro.

2012

A Steviafarma tendo como principal ramo de atuação o segmentos de adoçantes, avança para o lançamento das marcas Fit Sucralose e Dolce Vita dois produtos inovadores já que levam Stevia na sua composição garantindo além de alimentos mais nutritivos, também mais saborosos.

Com essas duas novas marcas no mercado a Steviafarma potencializa sua capacidade de atender a necessidade de diferentes públicos despertando um novo conceito de doçura.

2013

Em 2013 após realizar um profundo trabalho de reestruturação da marca, a Stevia farma Industrial S/A define uma nova marca Institucional Stevia Soul.

Essa mudança de nomenclatura reflete a verdadeira essência dessa empresa que é dominar a arte e a técnica do cultivo e extração da Stevia entregando aos seus consumidores produtos alimentícios saudáveis e de alta qualidade.

2014

Chega ao mercado Stevita Soul. O adoçante Premium da linha Stevita, puro cristal de stevia, 100% natural. O produto que melhor traduz o que desejamos oferecer aos nossos clientes.

2015

Diante do crescente cenário de intolerâncias e alergias alimentares a Stevia Soul inova mais uma vez e lança no mercado produtos zero açúcar, sem glúten e sem lactose.

Isso reforça seu compromisso com a saudabilidade e segurança alimentar de seus clientes.

2016

Na era da informação, quando tudo é ao mesmo tempo e agora, uma empresa pioneira como a Stevia Soul não poderia ficar para trás. Lança então o adoçante Stevita Comprimidos. Uma forma prática de consumir seu adoçante em múltiplas situações.

2017

Stevita lança a primeira linha de adoçantes de Stevia orgânico do Brasil. Produzidos através de técnicas orgânicas certificadas, sem uso de substâncias prejudiciais à sua saúde e com total respeito pela natureza.

Nossa linha de adoçantes orgânicos oferece o sabor, a segurança e qualidade para uma dieta deliciosa e funcional. Porque pra gente o bonito é ser saudável. Nós nos preocupamos em levar até você produtos que não maltratem os animais, respeitem as pessoas e o meio ambiente.

2018

Em 8 de agosto de 2018 a Stevia Soul celebra seus 30 anos renovando seu compromisso com a promoção da cultura do consumo de Stevia.

2019

Stevia Soul inova, se reinventa e surpreende a cada lançamento. Desta vez traz ao mercado a marca Magrins, assinando produtos a base de xilitol. Ingrediente de altíssima qualidade, versátil, com uma doçura e saudabilidade que só a Stevia Soul consegue imprimir nas suas marcas.