Uma alimentação equilibrada = A uma pele saudável

Uma alimentação equilibrada = A uma pele saudável

A pele além de ser o maior órgão do corpo humano, é também formada por três camadas que desempenham inúmeras funções para o equilíbrio do nosso organismo. São elas:

Epiderme – Camada superficial da pele, que entra em contato direto com agentes externos e possui a função de proteger; absorver raios solares ultravioletas; evitar a perda de água e promover a sensação de toque.

Derme – Camada intermediária e mais espessa que garante a elasticidade e a resistência da pele, nutrindo e levando oxigênio a epiderme. Sua estrutura é formada por fibras de colágeno e elastina.

Hipoderme – Camada subcutânea abaixo da derme com a função de reservar energia; defender a pele contra choques físicos; conexão da derme ao tecido muscular e ósseo e isolante térmico.

 Com o passar dos anos é natural que a pele vá perdendo o viço, a elasticidade e as camadas irão diminuindo seu desempenho, por isso é necessário uma série de hábitos visando manter a pele mais jovem e vigorosa, minimizando os impactos do tempo.

Alimentos como frutas, verduras, vegetais e proteínas são ricos em vitaminas e antioxidantes – elementos essenciais para manter a vivacidade da pele – nutrindo as células e estimulando a produção de colágeno. Outro fator importante é o consumo adequado de água, que além de ser um excelente hidratante para o corpo, colabora com a circulação sanguínea e facilita a absorção de água. Mas cuidado, todo exagero faz mal, mesmo quando falamos da ingestão de água!

Assim como a boa alimentação faz bem para a pele, a má alimentação faz o efeito contrário.
Quem não gosta de uma sobremesa depois do almoço, não é mesmo? Porém é preciso ter cautela, pois a alta ingestão de açúcar é um dos maiores inimigos para se manter a pele saudável, isso porque o açúcar ou alimentos com alto valor glicêmico como pães e biscoitos, promovem a glicação – reação que prejudica as proteínas (colágeno) – promovendo o aparecimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. Além disso, o consumo exacerbado de açúcar também é totalmente inflamatório para o nosso organismo, levando ao surgimento de acnes.

Mas como evitar consumir açúcar na alimentação?

Você não precisa deixar de tomar seu cafézinho ou de comer seu bolo preferido, é possível optar por alimentos que sejam light/diet ou que contenham adoçantes naturais, como stevia, pois além de serem zero adição de açúcar, não fazem mal para o organismo. Os adoçantes naturais também possibilitam recriar receitas de forma saudáveis sem perder o sabor.

Demais!

Dica boa é dica compartilhada

A Stevita possui uma lista de alimentos e adoçantes para deixar a sua vida mais doce de forma saudável. Por isso separamos algumas opções para você fazer da boa alimentação um hábito:

  • Adoçante orgânico;
  • Forno e Fogão (para uso culinário);
  • Achocolatado;
  • Chocolate em pó;
  • Pudim e Manjar;
  • Adoçante Comprimido;
  • Adoçante Sachê;
  • Adoçante líquido;
  • Adoçante em pó;
  • Mix de balas;
  • Cookies integrais.

Aproveite essas delícias!!!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta

Fechar Menu