Outubro Rosa, previna-se contra o câncer de mama!

Outubro Rosa, previna-se contra o câncer de mama!

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, acometendo 29,7% do gênero feminino. A doença é resultado da multiplicação celular anormal e desordenada, que pode ser hereditária ou causada ao longo da vida através de alguns fatores como a má alimentação, excesso de peso corporal, ausência de atividade física e a demasiada ingestão de bebida alcoólica – por isso é muito importante manter uma rotina saudável a fim de preveni-lo.

Cuide da sua alimentação

Opte por alimentos ricos em nutrientes e vitaminas como verduras, legumes e proteínas, e evite alimentos processados e industrializados devido às suas substâncias tóxicas e aditivos químicos. De acordo com estudos, uma dieta farta em carboidratos e açúcares aumentam a chance de desenvolver câncer de mama.

Autoexame SIM!

Apesar do câncer de mama ser silencioso, é indispensável a consulta ao ginecologista diante de qualquer alteração mamária. O autoexame é importantíssimo para a detecção precoce da doença, o que favorece as chances de cura.

Se exercitar faz bem

A obesidade é perigosa no surgimento de muitas doenças, com o câncer de mama não é diferente, pois a gordura corpórea se torna a fonte principal de estrogênio – hormônio feminino – se elevando rapidamente e gerando tumores mamários progressivos.

OUTUBRO ROSA

Você sabe por que o mês de outubro se tornou Outubro Rosa?

 O movimento, popularmente conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo conscientizar pessoas a respeito do câncer de mama, bem como orientá-las a prevenir e buscar o tratamento necessário.

A história da campanha se deu na última década do século 20 através de um laço cor-de-rosa distribuído pela fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira “Corrida pela cura”, na cidade de Nova York, em 1990. Esse evento serviu como inspiração para que ao decorrer dos anos muitas entidades promovessem ações voltadas ao câncer de mama, nomeando internacionalmente o mês de outubro como “Outubro Rosa” e tornando o laço cor-de-rosa seu símbolo principal.

 A visibilidade do movimento alcançou o mundo de forma muito respeitosa, elegante e feminina, e hoje é possível vislumbrar monumentos, prédios públicos, entre outras edificações iluminadas com a cor rosa, bem como laços cor-de-rosa sendo distribuídos pelas cidades, além de uma grande campanha nas redes online e off-line.

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta

Fechar Menu