ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A busca por uma alimentação equilibrada vem se tornando cada dia mais comum, visto que uma alimentação saudável proporciona mais saúde e qualidade de vida. Desta forma, criar hábitos alimentares adequados ajuda a prevenir doenças futuras, como colesterol, diabetes, obesidade, etc.

Ter uma alimentação equilibrada e montar um projeto de cardápio pré-determinado, levando em consideração os grupos de alimentos, a quantidade diária correta que deve ser consumida e o modo de preparo, sempre é uma boa opção, pois desta maneira, você está agregando muitos benefícios para sua saúde!

Como entender melhor uma alimentação equilibrada

Você conhece a pirâmide alimentar? Nela é demonstrado de forma correta a distribuição dos grupos de alimentos e quantidade em comparação entre os conjuntos de alimentos. No total são 7 grupos básicos, confira logo a baixo a explicação:

1. Cereais

Na base da pirâmide se encontra os cereais, esse grupo é a principal fonte de carboidrato, por exemplo: arroz, farinhas, pães, batatas e massas em geral. O seu cardápio precisar ter no mínimo um alimento desse grupo, por serem a principal fonte de energia. Na hora da escolha, opte por alimentos integrais.

2. Frutas

Esse grupo possui diversas opções para diferentes gostos, além disso, a principal função das frutas é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para realizar a manutenção e manter nossa saúde em dia. As frutas podem ser usadas em muitos preparos, como saladas, sobremesas, lanches e sucos.

3. Leite e derivados

Os lácteos são derivados do leite, tal como, queijo e iogurte. Esse grupo é responsável por fornecer cálcio para o crescimento e manutenção dos ossos. Provendo também proteínas.

4. Hortaliças e vegetais

As deliciosas saladas fornecem fibras, vitaminas, minerais, potássio e magnésio para o nosso organismo. Esse grupo precisa estar presente nas principais refeições, podendo ser em salada, refogados ou agregado em outros pratos.

5. Carnes

Esse grupo é composto por carnes bovinas, de frango, peixes e ovos. Principal fonte de proteína de nossa alimentação, além disso, as carnes fornecem vitaminas e minerais. É indicado que pelo 1 tipo de carne componha o seu cardápio diário.

6. Gorduras e açúcares

Chegamos no grupo mais falado de todos, gorduras e açúcares. Os alimentos que compõem esse grupo são: manteiga, margarinas, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos. Alguns desses alimentos são os principais vilões em algumas doenças crônicas, por exemplo, o diabetes e obesidade.

7. Leguminosas

No grupo das leguminosas os alimentos têm função de fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. O Grupo é composto por feijão, grãos de bico, lentilha, ervilha e soja. Alimentos deste grupo também é indispensável em pelo menos uma refeição do dia

Pronto para aderir uma alimentação equilibrada e muito saudável? A Stevia possui diversos produtos destinados a pessoas que visam ter uma dieta saudável e saborosa. Acesse nossa loja virtual e confira nosso mix de produtos, diversos adoçantes, forno e fogão, sobremesas e bebidas. Clique aqui!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta

Fechar Menu