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Mudaram as estações, e os hábitos de compra também

Começou a estação mais fria do ano e as prateleiras começam a se abastecer dos itens sazonais, por exemplo, cappuccino, sopas e preparos para fondue.

No inverno, há o crescimento natural da categoria de cafés e chás, mas esses itens poderiam ser melhor explorados mesmo em períodos de calor. Para isso os estabelecimentos de venda poderiam apresentar formas alternativas de consumir esses produtos: degustações, opções de bebidas geladas, receitas adaptadas, isso poderia garantir um giro mais equilibrado ao longo do ano e independentemente da estação.

Observando este comportamento dos consumidores e também dos supermercadistas, a Stevia Soul terá uma estratégia diferente para trabalhar seus produtos sazonais. O Cappuccino Stevita, produto que melhor representa essa categoria no portfólio da Stevia Soul, ganhará destaque nas redes sociais, promoções especiais, degustações, mas a empresa já prevê manter esse produto aquecido durante todo ano apresentando aos seus consumidores formas alternativas de consumir o produto.

A versatilidade do Cappuccino Stevita permite elaborar bebidas quentes, geladas, receitas de bolo, sorvetes, cookies e essa será a aposta para desertar os supermercadistas e consumidores a ter esse produto sempre à disposição.

A equipe de trade de Stevia Soul entende que, os produtos sazonais poderão vender melhor se o shopper encontra-los ao longo do ano, isso torna o produto e a marca mais familiar, assim quando mudar as estações ele só precisa adaptar a forma de usar e não restringir o uso somente aquele período. O segredo então está na acessibilidade, explica a vice-presidente da companhia, Janaína Bahia.

As estações mexem com as compras, mas as datas comemorativas também influenciam na decisão, e o inverno disputa diretamente com as festas juninas. Para as empresas que não têm produtos direcionados para essas festividades como: amendoim, milho, canjica, a aposta está na adaptação, no uso dos produtos comuns do portfólio que podem ser adaptados as receitas típicas.

Essa será mais uma estratégia da Stevita, convidar os seguidores das redes sociais a testar receitas juninas usando como base seus produtos culinários como bolos, adoçantes e pudins adoçados com stevia. Aproximar as redes sociais para fidelizar os consumidores.

A empresa faz a sua parte, mas os supermercadistas também têm papel importante para garantir as vendas fora dos períodos de sazonalidades, o sortimento, a apresentação dos produtos, essa é uma combinação campeã quando bem-feita.

No caso da marca Stevita, por se tratar de uma marca que promove saudabilidade, é possível expandir os pontos naturais para área de hortifrúti, de produtos gourmet, isso otimiza a venda de ambos os segmentos e incentiva o aumento da frequência. Conhecer e ajustar as opções para o perfil do shopper é indispensável, oferecer produtos para toda família, com baixo teor de sódio, com adoçantes naturais, que atendam questões de restrição alimentar é crucial para atende um consumidor cada vez mais seletivo na hora da compra.

As empresas devem investir bastante em ações no ponto de venda que despertem ao consumo. Por isso Stevita está sempre promovendo degustações, mas um canal que a empresa vem desenvolvendo e ganhando destaque é seu canal de venda online, no qual, disponibiliza promoções e descontos exclusivos que só podem ser acessados pelos dispositivos móveis.

Esse investimento visa garantir a satisfação do cliente e a fidelização através da promoção de uma experiência completa, segura e com comodidade. Ultrapassando o patamar de uma compra momentânea ou por impulso para um relacionamento duradouro com a marca.

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