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Inovação pode deixar adoçante mais barato no Brasil
Um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a empresa Stevia Soul pode reduzir o preço dos adoçantes produzidos no Brasil. A parceria entre as instituições tem como objetivo aumentar a produção de stevia – planta utilizada para produzir adoçantes naturais – e, ao mesmo tempo, reduzir os custos do processo. “Nosso objetivo é desenvolver tecnologia para fazer a plantação diretamente a partir de sementes, sem precisar das mudas, e levar a produção de stevia também para o cerrado brasileiro, ampliando a capacidade produtiva desta cultura”, afirma Fabio Faleiro, pesquisador da Embrapa. Engenheiro agrônomo da Stevia Soul, Ladislau Coimbra diz que o projeto p ode fazer o Brasil competir em pé igualdade com a China, que detém hoje 90% da produção de stevia no mundo: “Se tivermos preços competitivos, podemos rivalizar com os chineses facilmente, porque nós temos área para cultivar”, diz. “A possibilidade de avanço dentro do Brasil é muito grande”, afirmou.
Por que é importante
A parceria mostra a importância da inovação para aumentar a produtividade no campo.
Quem ganha
Os consumidores de adoçante, que terão acesso a um produto mais barato.
Quem perde
Os produtores chineses, que lideram o cultivo de stevia no mundo.
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