Mitos e verdades sobre o diabetes

Mitos e verdades sobre o diabetes

O diabetes é uma doença cercada de mitos e verdades e com o intuito de desvendar esses impasses resolvemos disponibilizar esse material que vai ampliar sua perspectiva referente a essa doença.

Muitas pessoas que convivem com diabetes acabam acreditando na maioria dos conteúdos que leem e que ouvem, gerando incertezas e insegurança nas tomadas de decisão quando se fala em atividades físicas, alimentação, medicações e tratamentos. Fique tranquilo (a) que atualmente é possível ter qualidade de vida mesmo portando o diabetes.

Um dos assuntos mais falados é “o diabetes não é uma doença tão séria”

Podemos falar que isso é verdade? Isso depende muito de como é realizado o tratamento e controle do diabetes, podendo assim prevenir ou adiar as complicações futuras. O diabetes pode ocasionar novas doenças no organismo, exemplos: doenças renais, doenças cardíacas, doenças vasculares, entre outras. Não é coincidência que a maioria dos casos de morte pelo diabetes é em função de problemas que essa doença ocasiona se não houver um tratamento adequado. Portanto o diabetes é uma doença séria.

É verdade que pessoas acima do peso ou obesas, vão desenvolver diabetes tipo 2

Podemos dizer que o sobrepeso e a obesidade são o principal fator para desenvolver o diabetes, porém não são todas as pessoas obesas que desenvolvem essa doença e também não é um fato restrito podendo ser detectado em pessoas magras ou com peso normal.

A diabetes pode dificultar a cicatrização!

Sim, a diabetes pode dificultar o ato de cicatrização de feridas em nosso corpo. Os principais fatores como taxa glicêmica elevada, idade avançada, infecções e doenças renais podem colaborar com a dificuldade de cicatrização dos ferimentos. Pessoas com diabetes devem tomar muito cuidado com feridas, fazendo o acompanhamento de sua cicatrização.

A diabetes pode acarretar em cegueira!

Sendo diagnosticada a doença, deve ser tratada corretamente para não causar complicações. Uma dessas complicações é a cegueira, segundo a Dra. Solange Travassos o maior índice de cegueira está em pessoas com idade entre 20 a 60 anos.

Quando o diabetes diagnosticado prematuramente as chances de redução das complicações aumentam consideravelmente, dando maior conforto ao diabético.

Quando se fala do diabetes tipo 2 deve ser realizado acompanhamento frequentemente, iniciando logo depois detectada a doença. No entanto o tipo 1 deve realizar acompanhamento após 5 anos depois do diagnóstico do diabetes, sendo necessário realizar exames mais frequentes em pessoas que já tinham lesões nos olhos antes de ter o diabetes.

Diabéticos podem comer chocolate!

O pesadelo de qualquer pessoa que descobre que tem diabetes é a alimentação, tendo que ser mais rígida a ingestão de certos alimentos e um controle maior em cima da quantidade de carboidratos a ser ingerido no dia.

Existem maneiras de não precisar abrir mão de alimentos deliciosos como o chocolate, sabendo que existem chocolate diet quais são voltados para pessoas que precisam de um controle rígido do açúcar no organismo. Também há possibilidade de consumir chocolate tradicional, contudo as taxas de glicose, alimentação e histórico da doença esteja nos limites determinados para cada pessoa, antes de consumir é necessário saber o quanto de carboidratos já no dia para não ultrapassar o permitido.

Diabéticos podem comer frutas à-vontade

Essa afirmação é muito relativa, existem frutas que podem sim ser consumidas à vontade pelos diabéticos, mas existem também frutas que precisam ter um cuidado especial e um controle maior na hora do consumo, levando em consideração a quantidade de glicose e carboidratos existentes nesses alimentos.

Diabetes pode ser transmitido de pessoa para outra

Essa doença não é transmissível de uma pessoa para outra, ela pode ser desenvolvida por motivos genéticos seguindo o histórico da família ou pela falta de cuidado da pessoa em relação a alimentação e saúde em geral, influenciando assim em um distúrbio no organismo fazendo o pâncreas parar de produzir insulina ou o próprio organismo pode vir a criar uma barreira impedindo a ação da insulina.

E muito fácil saber que tem diabetes

Diabetes é uma doença silenciosa, que pode não mostrar qualquer sintoma no começo dependo da pessoa, por isso indicamos que todas as pessoas realizem exames de rotina podendo detectar um pré-diabetes que ainda possa ser revertido. Muitos casos, quando é explicito os sintomas do diabetes significa que a doença está em uma fase mais avançada e deve ser consultado um especialista imediatamente.

Está disposto a saber tudo sobre diabetes?

Saiba mais sobre mitos e verdade do diabetes, cadastre em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades da nossa loja e receba materiais que ajudaram você em seu dia a dia.

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta

Fechar Menu