Importância do exercício para os diabéticos

Importância do exercício para os diabéticos

O panorama da diabetes no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje no Brasil temos cerca de 13 milhões de pessoas com diabetes, por ser uma doença silenciosa muitas pessoas convivem com os sintomas sem perceber.

A diabetes é uma doença sem cura, e se faz necessário ter um acompanhamento e tratamento continuo. Podendo ser controlada não apenas por medicamentos, mas sim por exercícios que ajudam nesse controle.

Pensando em uma melhora na qualidade de vida de pessoas que possuem diabetes, separamos algumas informações para facilitar e tornar mais seguro a forma de começar a praticar exercícios físicos.

Seguindo alguns pontos importantes, por exemplo: a hipoglicemia, que muitas pessoas ficam com receio de se exercitar por este motivo.

Qual importância de diabéticos praticarem exercícios?

Os exercícios ajudam no controle da glicose no sangue (Glicemia) e melhora a qualidade de vida do indivíduo, quando praticado, o exercício físico estimula a produção de insulina facilitando o seu transporte para as células.

Não é necessário se torna um atleta nato, mais sim um praticante, podendo escolher um esporte que se adequa ao seu estado físico, idade e seu gosto.

É recomendado que comece os exercícios de forma gradativa, aumentando aos poucos, sentido a evolução do seu corpo. Sendo realizado em academias ou com algum tutor, sempre avisar antes que tem diabetes para uma maior conformidade.

Para um acompanhamento e maior segurança bem como acompanhar a evolução e benefícios da pratica do esporte, pode ser feito uma medição da glicemia antes e depois dos treinos para verificar a redução da glicose no sangue.

Além de ajudar com a diabete, os exercícios ajudam em vários outros fatores por exemplo:

• Melhora a saúde cardiovascular;

• Fortalece todos os músculos, incluindo os das costas;

• Ativa a circulação;

• Diminui a sua tensão arterial;

• Ajuda na perca de peso;

• Ajuda a baixar o colesterol e outras gorduras do sangue;

• Melhora o humor e a autoconfiança;

Sempre lembrando, não se esqueça de consultar o seu médico antes de qualquer atividade física que for praticar, para realizar exames e descrever o melhor treino.

Atenção a Hipoglicemia (Nível baixo de glicose no sangue)

Podemos caracterizar a hipoglicemia por um nível anormal de glicose no sangue, tendo um padrão para isso, que é abaixo de 70mg/dl. Porém não podemos seguir esse parâmetro para todas as pessoas, um indivíduo que tem diabetes, logo fazendo todos os exames e tendo um acompanhamento adequado do médico, deverá ser informada qual o seu parâmetro que deverá ser seguido em determinados casos.

Sendo uma causa para hipoglicemia é o aumento de atividade físicas sem prescrição médica, mudanças na alimentação, erro nas medicações e a causa mais comum para essa variação brusca é o consumo de álcool.

A hipoglicemia pode ser identificada por meios de sinais, como tontura, tremedeira, confusão mental entre outros. Faça sempre o teste para medir a glicemia, para caso necessário tomar as medidas preventivas, ingerindo alimentos que tenha glicose por exemplo: doces, bolos, etc.

Que receber o restante desse ebook?

Contendo 5 super dicas de exercícios para diabéticos, lá você vai encontra os benefícios que cada exercício propicia para uma vida saudável.

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta

Fechar Menu